Header Ads

Antes tarde do que nunca | ASTRONAUTA


No longínquo ano de 2014, mais especificamente na primeira CCXP, entrei na loja da Panini e me deparei com uma Graphic Novel de capa bem chamativa, nomeada de ASTRONAUTA MAGNETAR, é impossível ver aquela combinação perfeita de cores misturando tons azuis com amarelos e laranjas e não se interessar pelo material, literalmente eu fui fisgado pela capa, mas acabei voltando pra casa sem a HQ, afinal a grana estava curta.

E assim a vida foi seguindo, ano após ano em cada uma das 5 edições da CCXP a saga do Astronauta sempre esteve presente, MAGNETAR, SINGULARIDADE e ASSIMETRIA sempre chamaram minha atenção pela capa e eu sempre deixei pra próxima, eis que finalmente no início de 2019 eu resolvo comprar e ler as 3 edições do ASTRONAUTA e algumas horas depois o pensamento óbvio que me veio foi: “porque eu não li isso antes?”.

Pra quem não sabe, o ASTRONAUTA é um personagem criado pelo Mauricio de Souza no ano de 1963 e inicialmente só aparecia em tirinhas diárias de jornais, o sucesso foi tanto que o ASTRONAUTA acabou ganhando um espaço em algumas revistas da Turma da Mônica, às vezes com histórias solo e às vezes fazendo um “crossover” com a Turma da Mônica. Até então o ASTRONAUTA era um personagem secundário que todos conheciam somente pelas histórias curtas e nunca tinha tido chance de mostrar a que veio.

ASTRONAUTA Por Mauricio de Souza

Eis que em 2012 a MSP (Mauricio de Souza Produções) resolve abrir espaço para renomados quadrinistas brasileiros, criando o selo GRAPHIC MSP, onde os quadrinistas dão uma visão pessoal e mais adulta aos personagens criados pelo Mauricio de Souza, e não tinha jeito melhor de começar do que com o fabuloso ASTRONAUTA MAGNETAR.

ASTRONAUTA Por Danilo Beyruth

Com uma visão super pessoal o quadrinista DANILO BEYRUTH nos presenteou com uma das HQs mais profundas que eu já li. Em MAGNETAR somos apresentados a um ASTRONAUTA repaginado que não deixa pra trás suas origens e que explora não só o desconhecido ESPAÇO mas também os limites da mente humana que vive em solidão. 

ASTRONAUTA MAGNETAR

O sucesso de MAGNETAR foi tão grande que uma merecida sequência foi lançada em 2014, tão boa quanto a primeira, SINGULARIDADE dá sequência à obra anterior, desenvolvendo as consequências da solidão e demonstrando a obstinação do ASTRONAUTA, levando-o dessa vez a explorar o desconhecido em uma jornada heróica. 

ASTRONAUTA SINGULARIDADE

MAGNETAR e SINGULARIDADE  fazem do ASTRONAUTA um personagem daqueles que te deixa sempre curioso com futuro, e em 2016 a história do ASTRONAUTA ganha mais um capítulo, ASSIMETRIA, que nos mostra um pouco mais do passado do personagem e o coloca em uma aventura multidimensional, desafiando o psicológico já cansado e abalado do ASTRONAUTA.

ASTRONAUTA ASSIMETRIA

Além do incrível roteiro, a trilogia do ASTRONAUTA é acompanhada de belas referências ao universo do Mauricio de Souza e conta com uma arte de cair o queixo, os traços e as cores harmonizam de uma forma tão linda que é difícil fechar as HQs quando elas chegam ao fim.

Como diz o ditado que estampa o título desse post, “ANTES TARDE DO QUE NUNCA”, se você por um acaso ainda não leu essa trilogia de HQs, pare já de perder tempo, vai logo na banca e compre as graphic novels do ASTRONAUTA, tenho certeza que o seu sentimento será o mesmo que o meu: “me levem de volta pra 2012, quero ler isso no lançamento!”.

Nenhum comentário