CRÍTICA | O HOMEM DO NORTE
O novo thriller de Robert Eggers (diretor de "A Bruxa" e "O Farol") chega aos cinemas com a história épica de um príncipe Viking em busca de vingança. "O Homem do Norte" (The Northman) possui uma narrativa espantosa, trágica e ao mesmo tempo poderosa que transporta o espectador para um ambiente de tensão e expectativa, cumprindo muito bem sua proposta, como em outras obras dirigidas por Eggers.
Baseado na obra de Shakespeare, Hamelt e a lenda viking de Amelth, O Homem do Norte segue uma história de vingança e loucura de um príncipe. Se passando no ápice da Landnámsöld, no ano de 914, o príncipe Amleth (Alexander Skarsgård) está prestes atingir maioridade e ocupar o espaço de seu pai, o rei Horvendill (Ethan Hawke), que acaba sendo brutalmente assassinado. Amelth acaba descobrindo que seu tio é o culpado, mas sem sequestrar a mãe de Amleth primeiro. O menino então jura que um dia voltaria para vingar seu pai e matar seu tio. Vinte anos depois, agora Amleth, um homem viking que sobrevive ao saquear aldeias eslavas, conhece uma vidente. Ela por sua vez o lembra que chegou a hora de cumprir a promessa que fez há muito tempo atrás: salvar sua mãe, matar o tio e vingar o pai. O ex-príncipe então parte para uma odisseia em busca do tio.
Gravado em sua maior parte na Irlanda, o longa conta com cenários vastos e impressionantes que adicionam beleza ao cenário de brutalidades das guerras Vikings.
Além disso, a fotografia merece destaque pois a dificuldade de se filmar em cenários abertos, com poucas horas de luz natural, foram solucionados de forma engenhosa e o resultado é fascinante.
O elenco também conta com atores e atrizes fenomenais, Anya Taylor Joy ("O gambito da Rainha"), Nicole Kidman ("Os outros"), Ethan Hawke ("Cavaleiro da Lua") e Willem Dafoe dão um show de atuação, como já esperado.
Apesar de ser um pouco lento em certos momentos, o filme possui personagens marcantes, cenas intensas e um alicerce na essência da mitologia nórdica que dá sentido à história. É uma boa opção para quem curte um thriller sangrento e misterioso.
O longa estreia dia 12 de maio nos cinemas do Brasil.
Nota: 4.4/5.0
Deixe o seu comentário