CRÍTICA | O CHAMADO 4: "SAMARA" RESSURGE
Sentei no sofá, apaguei as luzes, coloquei um rolo de papel higiênico do lado pois nunca se sabe... e fui com medo mesmo assistir O Chamado 4: Samara Ressurge. Eis que conforme o filme avançava o que era expectativa se transformou em desilusão e o que era medo eu nem sei se existia mais. Dito isso, vocês já devem ter percebido que não precisei do papel higiênico, né?
Era, mas não foi
Se você está esperando o quarto capítulo da famosa franquia que aqui no Brasil conhecemos com o Chamado, não foi dessa vez. O Chamado 4 se trata se Sadako DX. Como assim? Vem que eu te explico. O Chamado, como conhecemos aqui é uma versão americana da franquia Sadako, que teve seu início no Japão em 1991. O Chamado tem a mesma premissa de Sadako, então pode inicialmente causar certa confusão.
No início do filme comecei a pensar que a história se passaria no Japão como referência aos originais mas conforme o avanço fui percebendo que a personagem ali presente, chamada de Samara, na legenda mas era mencionada como Sadako. Aí percebi que não estava assistindo a versão americana, mas sim, a versão Japonesa.
Foi outro, mas não foi também
O Chamado 4, como o título foi batizado no Brasil, inicialmente traz a mesma premissa dos anteriores, você assiste a fita e morre em set... 24 horas? Aqui o roteiro resolveu seguir temas atuais e relacionou a maldição de Sadako com um vírus, algo que começa pequeno, vai mutando, se alastrando e se adaptando.
Era pra ser terror, ou será que não?
O Chamado 4 está longe de ser chamado de um filme de terror, aqui temos uma comédia, fazendo referência ao momento que acabamos de passar com a P@nd3m1a. No início devido à expectativa alguns jump scares até te pegam mas com o tempo a situação vai ficando cada vez mais cômica. No entanto o filme faz paralelos interessantes com a realidade mostrando exatamente como foi no início do Covid 19, desde o medo do desconhecido, a descoberta de uma "cura" até a adaptação ao que chamam de "novo normal" onde sabemos que teremos que conviver e nos adaptar com aquele "mal" para sempre em nossas vidas. Mas não só fizeram esse paralelo como também com as redes sociais atuais onde todos os dias estamos assistindo a vídeos e como acabamos ficando dependentes daquela rotina. Olha, nunca imaginei que pudessem fazer esse tipo de ligação, então fica registrada aqui minha surpresa.
Mas não era o que eu esperava
Eu, assim como acredito que muitos de vocês, esperava O Chamado 4, uma sequência direta do terceiro filme, mas infelizmente, não foi o que aconteceu. Recebemos um filme com uma trama e personagens mal desenvolvidos e que nem chega a ser o pior ponto, mas sim o fato de vir mascarado como uma sequência de uma franquia à qual não pertence e sem nenhum tipo de aviso prévio. Logo ao terminar de assistir a sensação que ficou foi a de que fui passado pra trás... Alguém traz meu nariz de palhaço por favor.
Vamos rir
Ainda assim, se você for ver o filme, dá pra dar bastante risadas, pois se o intuito era fazer algo cômico, devo dizer que acertaram em cheio.
Nota como um filme de comédia de sessão da tarde: 3,0/5
Nota como o que foi vendido, e não foi entregue: 1/5
Deixe o seu comentário