Header Ads

CRÍTICA | SEGREDOS DE UM ESCÂNDALO


Segredos de Um Escândalo (May December), o mais recente filme do diretor Todd Haynes, conta uma história baseada em fatos reais sobre uma dona de casa amorosa que aprecia cozinhar e cuidar do marido e de seus filhos. No entanto, a verdadeira natureza oculta dessa mulher chamada de Gracie (interpretada por Julianne Moore) é revelada quando, aos 36 anos, ela seduz Joe Yoo (interpretado por Charles Melton). Duas décadas depois, este "romance" sensacionalista ressurge quando Elizabeth (interpretada por Natalie Portman) é escalada para interpretar Gracie, passando algum tempo com ela para compreender melhor o papel, "um filme dentro do filme".

A narrativa nos coloca no lugar de Elizabeth enquanto ela navega pelo mundo peculiar de Gracie. Observamos suas interações com o jovem marido, que nunca teve uma real experiência de relacionamento além deste, e como Gracie o trata mais como um filho do que um marido. Conhecemos seus filhos do primeiro casamento, alguns dos quais são mais velhos ou da mesma idade de Joe, que inclusive possui três filhos com Gracie, uma já na faculdade e outros dois finalizando o ensino médio e indo para a faculdade. Gradualmente, desvendamos as camadas do comportamento amigável de Gracie, revelando a mulher frágil e insegura por baixo.



Quando se trata das performances, Natalie Portman e Julianne Moore, atuando uma contra a outra, entregam atuações impecáveis. Moore incorpora maravilhosamente o drama de Gracie, que oscila entre ingenuidade e astúcia. A antipatia imediata de Gracie por Elizabeth é compreensível, dada a sua história de enfrentar pessoas que tentaram derrubá-la. No entanto, é difícil simpatizar, sabendo dos crimes dela. Por outro lado, Portman retrata Elizabeth com todo o drama necessário, enquanto tenta ser honesta sobre quem Gracie é, ao mesmo tempo que sugere silenciosamente a Joe que ele pode não estar em um casamento tão amoroso quanto pensa. 

Quanto a Joe, Charles Melton se destaca contra Moore e Portman. Ele equilibra com facilidade a simplicidade do personagem de Joe com a crescente curiosidade por uma vida que nunca teve a chance de experimentar devido ao relacionamento e casamento com Gracie. Charles Melton é conhecido principalmente por dramas adolescentes como Riverdale, interpreta a simplicidade e a curiosidade de Joe de maneira autêntica.

O diretor Todd Haynes parece ter se divertido ao dirigir o filme. O uso de música de suspense e zooms de câmera próxima adiciona drama aos momentos de maior expectativa. No entanto, se o objetivo era transmitir um humor negro, o roteiro, escrito por Samy Burch, inclina-se mais para a tragédia. Ao longo do filme, há sugestões não muito sutis sobre a dinâmica de poder desigual entre Joe e Gracie, às vezes sendo emocionalmente manipuladora.


Segredos de Um Escândalo (May December) é inspirado na vida real de Mary Kay Letourneau, com algumas diferenças. O filme aborda a desigualdade na dinâmica de poder e a manipulação emocional, mas às vezes se esforça para equilibrar o tom, alternando entre o sério e o cômico. O diretor e um elenco super talentoso tornam o filme interessante, apesar da falta de uma verdadeira crítica na abordagem do tema.

O longa oferece um vislumbre de um momento específico no tempo. Ao testemunharmos Elizabeth interpretar Gracie, quebrando a quarta parede e sendo muito fiel à realidade de sua inspiração, somos apresentados ao resultado final de sua pesquisa sobre Gracie e sua família. Apesar de alguns desafios, o filme é uma experiência envolvente, impulsionada por um elenco robusto e uma narrativa intrigante.

Segredos de Um Escândalo traz uma história baseada em fatos reais e carregada de polêmicas,  com uma trilha sonora impecável e um enredo que destaca a resiliência humana oferecendo uma reflexão sobre preconceitos e transformações ao longo do tempo, resultando em um filme envolvente que desafia as noções convencionais de amor e aceitação.

Nota: 4.5 / 5.0

Nenhum comentário