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CRÍTICA | O CONDE DE MONTE CRISTO


O Conde de Monte Cristo, dirigido por Matthieu Delaporte e Alexandre de La Patellière, é uma grandiosa adaptação do clássico de vingança e redenção de Alexandre Dumas. Com um elenco liderado por Pierre Niney no papel de Edmond Dantès, o filme traduz a obra literária para o cinema contemporâneo com um foco em espetáculo visual e um tom melodramático que resgata o espírito dos épicos cinematográficos de longas do gênero, sendo por muitas vezes mais do mesmo.

A história segue Edmond Dantès, um jovem marinheiro injustamente acusado de conspiração com Napoléon Bonaparte e traído por amigos que desejavam puxar o seu tapete, uma vez que Edmond acabava de ser promovido a capitão por salvar uma mulher que caiu ao mar. Preso no sombrio Château d’If, ele encontra no seu companheiro de cela Abade Faria (Pierfrancesco Favino) não apenas uma chance de escapar, mas também o conhecimento e os recursos para se reinventar como o enigmático Conde de Monte Cristo. Sua jornada de vingança contra aqueles que o traíram, incluindo Fernand (Bastien Bouillon), Villefort (Laurent Lafitte) e Danglars (Patrick Mille), é retratada com intrincados esquemas e uma elegância quase que teatral.

A força do filme está em sua apresentação visual. A cinematografia de Nicolas Bolduc captura paisagens exuberantes e interiores surreais, enquanto os figurinos e cenários de época evocam a grandiosidade da alta sociedade parisiense do século XIX. A trilha sonora de Jérôme Rebotier complementa o drama com intensidade e sofisticação, conferindo peso às cenas mais emocionais e tensão às intrigas. Pierre Niney é um Dantès convincente, equilibrando vulnerabilidade e determinação em sua transição de jovem ingênuo para um homem consumido pela vingança. Sua atuação brilha nas cenas de disfarce e manipulação, bem como nos momentos mais íntimos, especialmente ao lado de Anaïs Demoustier, que interpreta Mercedes, seu amor perdido. A química entre os dois é bem interessante, e suas interações destacam a tragédia de um romance que nunca pôde florescer completamente.


No entanto, apesar de seu impacto visual e das performances teatrais, o filme apresenta limitações narrativas. O roteiro de Delaporte e de La Patellière condensa o romance extenso de Dumas em três horas de duração, resultando em um ritmo frenético que sacrifica a exploração profunda dos temas centrais, como a moralidade da vingança e o impacto psicológico das ações de Dantès. As complexas dinâmicas entre os personagens são frequentemente simplificadas, e algumas subtramas que poderiam enriquecer a narrativa são relegadas ao segundo plano.

Além disso, a abordagem estilizada e melodramática, embora eficaz em momentos de alta emoção, pode afastar espectadores que buscam uma versão mais introspectiva ou realista da história. O filme prioriza a grandiosidade e o entretenimento, deixando de lado a sutileza e a profundidade que poderiam torná-lo mais marcante. 

Porém o longa é um espetáculo digno de seu legado literário. Ele combina elementos de tragédia, romance e ação em um pacote visualmente deslumbrante, que celebra o poder do cinema como entretenimento. Para os fãs de Dumas e do gênero de drama histórico, o filme oferece uma experiência interessante e emocionalmente satisfatória, mesmo que não alcance todo o potencial de sua fonte original.

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