Header Ads

Review | Pokémon - Detetive Pikachu


"Isso não vai dar certo", "não tem como fazer um live action de Pokémon", "vai ficar ridículo"... Essas eram frases que saíam da boca de muita gente, inclusive fãs de Pokémon, os mesmos que cresceram assistindo o anime, jogando os jogos ou o Trending Card Game e que sonhavam em ver os monstrinhos de bolso nas telonas.

O ANÚNCIO
Eis que no ano passado a Warner em parceria com a Legendary Pictures anunciou um longa live action intitulado Pokémon - Detetive Pikachu, que era baseado em um jogo de mesmo nome, lançado para o Nintendo DS em 2016. E a nerdaiada foi à loucura! Vários pensamentos se passavam em nossas cabeças, "será que vai prestar?". O trailer prometia, prometia muito, cheguei a assisti-lo em câmera lenta para tentar encontrar os vários Pokémon que apareciam na prévia do filme. .

POKÉMON SUPER REALISTAS
Mesmo empolgado com o trailer, fui assistir ao filme com a expectativa baixa, afinal manter a expectativa baixa é sempre bom para evitar decepções, mas estava bem curioso. E foi aí que Detetive Pikachu me surpreendeu. Em primeiro lugar, não tem como deixar de falar do design impecável dos Pokémon incrivelmente realistas que aparecem no filme, meus olhos brilhavam a cada monstrinho que aparecia na tela, seus traços, textura, pelos... logo no início começaram a me conquistar.

O Pikachu mais fofo que você vai ver hoje!

FIDELIDADE AO ORIGINAL
Detetive Pikachu consegue manter a essência que o anime prega a bastante tempo, os Pokémon não são animais de estimação, escravos ou ferramentas de batalha, eles são parceiros, amigos dos humanos e o filme passa muito bem essa ideia. As características dos Pokémon também foram mantidas, como as dores de cabeça do Psyduck, o Mr. Mime fazendo mímica, que aliás protagonizou uma das cenas mais engraçadas do filme.

Em Ryme City humanos e Pokémon vivem e trabalham juntos

EASTER EGGS... AH... OS EASTER EGGS
O que é uma adaptação sem suas referências não é mesmo? Além da fidelidade às características dos Pokémon, há diversas referências ao anime, os jogos,  ao card game  e até à teorias criadas pelo fandom de Pokémon. A mais legal delas com certeza é o Pikachu evoluindo uma Magikarp para Gyarados com uma pequena "ajuda", quem assistiu ao anime vai saber do que eu estou falando. A abertura original e outras referências também aparecem no filme mas se eu contar aqui não vai ter graça, não é?

Cenas como essa enchem os olhos de emoção

POKÉMON É COISA DE CRIANÇA... NÃO!
Os roteiristas conseguiram passar toda a ideia do que é o mundo Pokémon, conceitos de amizade e companheirismo sem fazer um filme "infantil" e bobo. Detetive Pikachu é um filme que foi feito para agradar desde os pokéfãs mais antigos até os mais novos, apresentando Pokémon da primeira até a última geração, tudo com um clima tão divertido que até os pais que foram levar os filhos para assistir estavam rindo. Ryan Reynolds nos entrega um Pikachu extremamente carismático, extremamente zueiro e viciado em café, uma das melhores versões do Pikachu que eu já vi.

É UM NOVO MUNDO DE AVENTURAS, O PERIGO É BEM MAIOR
Por fim, o filme peca somente no enredo que entrega uma conclusão de climax bem clichê, daquelas que se você prestar atenção já descobre o desfecho, antes dele acontecer. Porém, isso não tira a graça do filme, que não perde seu ritmo e prende do início ao fim. Nos resta saber se podemos esperar uma sequência e se ela manterá o nível, afinal, o mundo Pokémon é repleto de mistérios e material e histórias para explorar é o que não falta.

E você? Já foi assistir Detetive Pikachu nos cinemas? Se sim me conta o que achou do filme! 

Nota:  9/10 

Um comentário: