Header Ads

O Homem que caiu na Terra

Livro: O Homem que caiu na terra

O Homem que caiu na terra
Autor: Walter Tevis
Editora: Darkside
Páginas: 224

Você pode comprá-lo pela:
Amazon |





Uma das grandes maravilhas proporcionadas pela "Ficção científica" é o poder de extrapolar as fronteira do "e se?" Mas não apenas quando se trata de grandezas tempo/espaço, ou espécies sapientes, ou tecnologia inimaginável, mas também quando se trata de aspectos socioculturais da humanidade como a conhecemos.

É dessa forma que começo a falar sobre minha leitura mais recente, O homem que caiu na Terra.
 
Escrito por Walter Tevis e impresso originalmente sob o título "The Man who fell to earth" em 1963,  The Man conta a história de Thomas Jerome Newton, o extraterrestre que veio do seu planeta de origem a Terra com o objetivo de salvar seus semelhantes. A partir do momento em que cai na terra T. J Newton põe em prática o plano para o qual foi treinado durante muito tempo antes de vir parar aqui. Embora tendo muito êxito na execução de seu plano, "Thommy", como passa a ser chamado no decorrer da história, sofre limitações físicas e psicológicas graves, o que o torna um sujeito recluso e excêntrico, como se ser um extraterrestre já não fosse o suficiente.

Como toda boa Ficção científica, O homem que caiu na terra traz uma boa dose de tecnologia, um pouco de viagem interplanetária e muita, mas muita reflexão sobre a condição humana. É interessante como as doenças da sociedade são expostas pela perspectiva de um ser que não pertence a ela, mas que se contamina, se embriaga desse sentimento.


-- O que não é preciso?
-- Ser de Marte para se sentir sozinho. Imagino que você já tenha se sentido sozinho muitas vezes, dr Bryce. Se sentido Alienado. Você veio de Marte?


O autor nos presenteia com uma leitura bastante fluída, contagiante e intrigante. O foco da narrativa muda em alguns capítulos, deixando de mostrar apenas a perspectiva do Newton e passando a mostrar a perspectiva de outros personagens que compõem a trama. No fim, o conjunto proporciona uma ótima experiência

Resultado de imagem para the man who fell to earth pictures
Filme The Man Who Fell to Earth - Protagonizado por David Bowie
O livro chegou a ser adaptado para o cinema, estrelando David Bowie como T. J Newton. Confesso que não assisti ainda o filme mas tenho interesse agora que conheço a obra. Pelo pouco que conheço do filme é perceptível que a caracterização do Bowie foi muito bem realizada. Muitos dos traços físicos descritos no livro podem ser percebidos no filme. Além disso, o filme pode ser considerado um marco para a modalidade filmes cult/indie na industria cinematográfica.

O Homem que caiu na Terra, Darkside. Foto Autoral.


Aqui no Brasil, esta obra foi publicada mais recentemente pela Editora Darkside. Editora que dispensa comentários quando se trata do trabalho editorial que realizam, quem ainda não conhece a editora (em que mundo você vive, amigo?) basta realizar uma busca rápida pela editora no Google pra perceber o quão bonito são com seus livros! A edição vem com o corte laranja, diagramação toda trabalhada com detalhes que remetem a arte utilizada na capa do livro e um marca página com a foto que remete ao protagonista do livro. Entretanto, consegui perceber alguns erros gramaticais que passaram despercebidos durante a revisão, que são encarados como normais e eu não concordo, mas fazer o quê?

Por fim, camaradas, esse livro me proporcionou uma ótima experiência literária e foi pontuado com 4,5 estrelas lá no Skoob.

Se você quer saber mais sobre livros, filmes, quadrinhos, jogos, se você é Nerd com certeza, não deixe de acompanhar o Nerdeza, tanto aqui quanto lá no instagram!




2 comentários:

  1. N vejo a hr d começar a comprar na Darkside!
    Sempre achei interessante TMWFTE e já pude ver Bowie atuando em outras obras, cara certo pro papel. Ótima dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da darkside são muito bem trabalhados, são incríveis, mas são muito caros kkkk não dá pra a gente que é leitor manter esse nível! Preciso assistir ao Filme, mas não sei se o filme consegue trazer a mesma reflexão que o livro traz.

      Excluir