Com o propósito de responder a altura à minissérie Chernobyl, sucesso da HBO de 2019, Chernobyl: O Filme – Os Segredos do Desastre chega com um ponto de vista romantizado e diferente do maior desastre nuclear da história.
Alexey é um bombeiro que prestava serviços na usina. Após a explosão do reator, ele se une a Valery, um engenheiro e Boris, um mergulhador militar em uma perigosa missão de drenar a água de um reservatório sob o reator em chamas. A temperatura da água e o curto espaço de tempo para que o procedimento aconteça são os principais desafios dessa missão que impediria consequências ainda mais catastróficas para a população europeia. Sem tempo para planejar as ações, os três homens mergulham nos corredores inundados com água quente e precisam atravessar até chegar às profundezas do prédio do reator.
Misturando fatos reais com ficção, o filme tem seu enredo focado na história de Alexey (Danila Kozlovsky), Olga (Oxana Alexandrowna Akinschina) e Alex (Pyotr Tereshchenko) e logo nos primeiros minutos o roteiro ficcional nos introduz em uma história “familiar” interessante e cativante, instaurando um plot que nos faz gostar dos personagens, sustentando uma curiosidade pelo desenrolar da história. Por carregar em seu titulo “Os Segredos do Desastre”, o filme acaba se perdendo nos fatos históricos, os fatos reais são superficialmente abordados e o lado ficcional acaba se destacando.
Acompanhando de uma boa fotografia e de excelentes efeitos sonoros, a realidade das consequências humanas vividas pelos bombeiros que auxiliaram as vítimas do acidente nuclear é mais uma vez bem retratada nas telas, é impossível assistir ao filme e não se pegar aflito e incrédulo com as consequências vividas por todos os envolvidos no acidente.
Superar a minissérie da HBO é uma tarefa bem difícil, principalmente no que diz respeito ao contexto histórico apresentado na minissérie, uma vez que ela apresenta com calma diversos pontos importantes que fizeram o acidente nuclear de Chernobyl acontecer e as consequências do acidente.
Chernobyl: O Filme – Os Segredos do Desastre erra em seu propósito de superar a minissérie, mas acerta ao contar uma história de ficção, que nos mostra um outro ponto de vista dos acontecimentos de abril de 1986 em Chernobyl.
Nota 3.5 / 5.0
Deixe o seu comentário