Header Ads

Crítica | Eduardo e Mônica


Adaptado da famosa música de mesmo nome, Eduardo e Mônica é um deleite para todos os fãs de Legião Urbana que se veem ou espelham nas palavras cantadas por Renato Russo. O roteiro fica por conta de Matheus Souza, Jessica Candal, Michele Frantz, Claudia Souto e Gabriel Bortolini que fizeram um ótimo trabalho de adaptação da música para as telonas.

Em um dia atípico, uma série de coincidências levam Eduardo a conhecer Mônica em uma festa. Uma curiosidade é despertada entre os dois e, apesar de não serem parecidos, eles se apaixonam perdidamente. Em Brasília, na década de 1980, esse amor precisa amadurecer e aprender a superar as diferenças.

Eduardo é vivido por Gabriel Leone, que possui 28 anos mas entrega com louvor um Eduardo de 16 anos. Eduardo vive com seu avô e estuda para entrar na faculdade. Já Mônica é interpretada por Alice Braga que também se entrega e vive uma Mônica livre e desimpedida, que gosta da viajar, curtir a vida e ir aonde der vontade sem precisar ficar presa a alguém ou algum lugar. Gabriel e Alice dão um show de atuação e possuem muita química em cena.


O roteiro retrata muito bem como é a relação de duas pessoas totalmente diferentes em gosto, idade e até gosto musical. já que estamos falando de música a trilha sonora é incrível, misturando músicas nacionais, internacionais e vários clássicos, as músicas certas tocam no momento certo. 



A fotografia do filme é outro ponto que precisa ser enaltecido, quando Mônica e Eduardo estão separados a fotografia é fria e melancólica enquanto quando juntos em cena tons quentes encobrem a tela deixando quentinho o coração de quem está assistindo.


E por falar em coração, espere ver todos os elementos da letra de Eduardo e Mônica no filme, desde aquelas mais explícitas até a mais simples referência.


Os pontos negativos ficam para um terceiro ato muito corrido, adaptando rápido demais o final da música deixando arcos que gostaríamos de ver como apenas referências.



Eduardo e Mônica é um prato cheio para fãs de Legião Urbana e Principalmente da canção. E claro, quem gosta de referências vai ficar cantando a música na cabeça durante toda a sessão enquanto o filme se desdobra. Eduardo e Mônica é sobre superar as diferenças pois quando se ama alguém não tem diferença de idade ou gostos que impeça um futuro juntos.


Nota: 4.0/5.0

Nenhum comentário