Header Ads

Crítica | Licorice Pizza

 

Paul Thomas Anderson não ia ficar de fora dos Oscar em 2022, dessa vez o diretor no faz caminhar pela jornada de amadurecimento no bem ambientado Licorice Pizza.


A história de “Licorice Pizza” se passa nos anos 70 onde Alana e Gary vivem situações que fogem do cotidiano normal de qualquer jovem do ano de 2022. Gary de 15 anos  conhece Alana de 25 em um dia de foto na escola e imediatamente se tornam amigos. Os dois então saem para comer em um restaurante e iniciam suas aventuras pelo mundo dos negócios. Gary inicialmente monta seu negócio de vendas de colchão de água com ajuda de amigos e de Alana.


Paralelamente ao negócio ambos sonham em ser atores e vivenciam inúmeros testes de elencos que nunca dão certo. A trama se desenrola e os personagens principais flertam, se apaixonam mas, decidem não assumir o romance no desenvolver do filme. A  todo momento o filme mostra a descoberta pessoal dos personagens a partir da vivência de aventuras proporcionadas pelo mundo dos negócios que ambos embarcaram. 


Há todo momento o filme se passa em uma estética de época dos anos 70 muito atraente com músicas, figurinos e até mesmo com filmagens que remetem aos filmes da época. 


A sensibilidade do filme para lidar com as questões adolescentes e adultas que perpassam a nossa vida é o ponto alto do longa. Nesse caminho pela descoberta do “eu” os atores vivenciam momentos em que os espectadores podem se  projetar nos personagens e se envolver com toda a história de uma forma bem pessoal.


O filme peca em alguns quesitos: em primeiro lugar ao  abordar uma questão polêmica quando se propõe em contar uma história de amor de um casal com 10 anos de diferença sem nenhuma problematização profunda. Em Segundo lugar, falha quanto ao alívio cômico ser direcionado para um humor preconceituoso com asiáticos, o que pode acabar caindo no desgosto de algumas pessoas. Por fim, a falta de representatividade, principalmente pela falta de atores negros, e sabemos que isso com certeza irá ser questionado ainda mais pelas indicações ao Oscar que o filme recebeu.

Nota 3.5/5.0

Nenhum comentário