Header Ads

CRÍTICA | NÃO! NÃO OLHE!


Depois da incrível aceitação de “Corra” e “Nós” tudo que Jordan Peele assina já começa com um certo nível de expectativa, e em seu terceiro filme, Jordan Peele mostra que tem uma mente e tanto nos apresentando uma visão completamente autoral e diferente sobre extraterrestres.

Em Não! Não Olhe!, novo filme de terror do diretor Jordan Peele (Corra e Nós), uma cidade do interior da Califórnia começa a ter eventos bizarros e aparentemente extraterrestres. Os irmãos interpretados por Keke Palmer (‘True Jackson’) e Daniel Kaluuya (‘Corra’) possuem um rancho de cavalos e são vizinhos de um parque de diversões de uma série de televisão do personagem interpretado por Steven Yeun, inspirada no velho oeste. Os dois então são testemunhas de eventos bizarros e UFOs.




Ficção cientifica com pitadas de terror

Tentando algo novo e repleto de referências ao cinema antigo, “Não! Não olhe!” vive a linha tênue que separa uma ficção cientifica moderna e deslumbrante com pitadas de um terror agonizante. Pode parecer estranho mas Peele entrega essa mistura de uma forma completamente maluca e que funciona super bem. Logo nos primeiros minutos o filme te apresenta a um mistério que vai sendo revelado aos poucos na medida certa enquanto te assusta, te agoniza, te apresenta conceitos do extinto animal e explora a temática extraterrestre. 


Uma visão de outro mundo
Tá, mas como é possível misturar terror, mistério, extinto animal e extraterrestres em um só filme? Peele tem resposta, e é justamente essa a característica principal do terceiro longa do visionário diretor Jordan Peele que chega aqui evidenciando que tem uma mente e tanto e que seu cinema está longe de entrar naquele marasmo do clichê. Nada aqui é previsível, todas as voltas e reviravoltas do roteiro vão te deixar em choque pois é tudo completamente novo e inexplorado, com certeza o roteiro original será uma das indicações ao Oscar de 2023, e de forma super merecida, afinal a originalidade é tanta que não existem comparações, simplesmente assista e veja o novo.


A gula

Recentemente Peele deu uma entrevista em que disse que seus filmes são inspirados em pecados humanos, após assistir ao filme fica claro que o pecado que inspira esse filme é a GULA, não vou entrar em Spoiler pra não estragar a experiencia, mas assim que o filme chegar aos créditos você lembrara que os animais morrem facilmente pela boca. 





O som que faz a diferença
Um dos recursos que fazem com que os espectadores fiquem imersos na experiencia cinematografica é a mistura de imagem e som, e para manter seu suspense  “Não! Não olhe!” Usa e abusa do som, cada detalhe do audio é perceptível e devem ser notados ao ver o filme no cinema, por outro lado Peele resolveu grava o filme em sua maioria com câmeras de IMAX, então, se tiver possibilidade assista ao filme no IMAX, o deleite é certo e os 135 minutos de duração parecem ser no máximo 10, o filme começa, te prende e te faz até perder a noção do tempo.


A parceria implacável

Eis que temos novamente Daniel Kaluuya e Jordan Peele trabalhando juntos novamente, e confesso que esse “dueto” tem tudo para ser uma dessas parcerias duradouras, Kaluuya rouba a cena mais uma vez e protagoniza o filme com o mesmo tom de atuação apresentado em “Corra” ao seu lado Keke Palmer também se destaca sendo o alivio cômico necessário ao longa.


Jordan Peele sai da caixinha mais uma vez, evidenciando que seu jeito de pensar é realmente diferente. Sem críticas sociais misturadas ao terror que foi o diferencial na sua estreia como diretor, Peele entrega em "Não! Não olhe!" um filme super autoral e diferente que te prende, assusta e te deixa curioso do início ao fim.


NOTA 5.0/5.0

Um comentário:

  1. Buffalo King Megaways is a Pragmatic Play slot machine with a excessive variance and a ranging 점보카지노 RTP. There are 117,549 ways to win, whereas the maximum win goes as excessive as 5,000x. Bet as low as $0.2 or as excessive as $125 to spin the reels of this Megaways slot. Legacy of Oz comes from Triple Edge Studios with an RTP that may range. The recreation is understood for its excessive but not frequent payouts, featuring a most win of 5,000x. There’s a total of 10 paylines that may maintain increasing symbols, wilds, and scatters.

    ResponderExcluir